quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Técnica "Van Meer" para fechar grandes feridas

Esta é uma tradução para português da técnica de tratamento de grandes cortes e feridas em bonsai, permitindo uma melhor cicatrização. É uma técnica desenvolvida pelo bonsaísta Hans Van Meer e foi publicada no Blog do autor na revista online ofBonsai. A versão original se encontra em http://ofbonsai.org/techniques/styles-and-styling/the-van-meer-technique


A Técnica "Van Meer"

1. O que é a técnica "Van Meer"
De forma simples: é uma técnica que ajuda na cura e fechamento de grandes feridas decorrentes de cortes em árvores! Testada e desenvolvida esta durante um período de mais de 15 anos nas minhas próprias árvores e também nas dos meus alunos, eu acredito que agora foi testada o suficiente para compartilhá-lo com outros entusiastas do Bonsai! A maioria dos testes foram feitos em árvores de folha caduca, mas também pode ser feito em coníferas.

2: Como surgiu o desenvolvimento desta técnica de tratamento de feridas.
Comecei com Bonsai em janeiro de 1990, quando minha esposa me deu um bonsai de Ulmus como um presente de aniversário. Eu fiquei imediatamente viciado e queria aprender tudo o que havia para saber sobre este passatempo e forma de arte incrível ! Eu queria, como na minha vida real, aprender e ensinar por conta propria, do meu jeito e no meu próprio ritmo, então eu comecei a colecionar todos os livros Bonsai que eu poderia ter em minhas mãos.



Eu também assinei para quatro diferentes revistas Bonsai ! Uma dessas revistas era " Bonsai Praxis " - uma obscura revista alemã Bonsai publicado por Wolf- D . Schudde , um artista de Bonsai . Embora suas idéias radicais de estilo que não eram realmente do meu gosto, seu trabalho era original, para dizer o mínimo!



Em sua revista, na maior parte para os apreciadores iniciantes de bonsai , ele preferia trabalhar com material sem futuro e os resultados finais normalmente não eram tão bons. Então, depois de alguns anos, eu descobri que ele tinha encerrado sua revista e acabou a minha assinatura! Mas eu tenho que lhe dar o crédito que ele merece pelo o plantio da semente em minha cabeça que levou ao desenvolvimento desta técnica especial !

Deve ter sido em algum lugar, em meados dos anos noventa, quando ele escreveu em uma de suas revistas sobre como ele removeu um grande galho. Agora, isso por si só não é especial, mas o que ele fez para ajudar essa grande ferida cicatrizar mais rápido e melhor, com certeza foi !

Ele usou uma parte da casca do ramo que tinha apenas removido, e dobrou-o sobre a ferida para fechá-la um pouco mais e ajudar o processo de cura ! E eu pensei que isso era apenas uma idéia brilhante!

Wolf- D . Schudde morreu alguns anos atrás, então eu não tive nenhuma change de agradecê-lo pessoalmente pela sua ideia , mas eu gostaria de homenageá-lo desta forma! Obrigado Wolf pelo plantio da semente! Depois que ele morreu , alguns artistas alemães se encarregaram de manter sua arte Bonsai viva para o mundo ver. Eu acho que isso é uma grande coisa , porque ele, como Nick Lenz (EUA) nos mostrou na década de noventa uma maneira diferente de usar Bonsai como uma forma de arte! Suas idéias originais e únicas , como o uso de arame farpado e cascalho coloridos em suas criações , ainda aparece de vez em quando em shows de Bonsai pelo o mundo ! Wolf- D . Schudde era um verdadeiro artista visionário em todos os sentidos da palavra!



3: Por que nomeei a técnica de "Van Meer"?
No final dos anos noventa, depois de testar e desenvolver ainda mais essa técnica com sucesso, eu decidi escrever um pequeno artigo sobre este assunto para a única revista holandesa de Bonsai  "Het Bonsai Blad". Foi publicado na edição 22 da revista, e foi intitulado " Snoeien zonder littekens" (corte sem cicatrizes)! Esta revista foi posteriormente comprada por Farrand Bloch e seu parceiro, Rene Rooswinkel , que o nomeou primeiro "Bonsai" , e depois " Bonsai Europa " , até que finalmente se tornou a revista internacional de Bonsai que agora todos sabem como "Bonsai Focus".



Anos mais tarde, fui contactado por um amigo do Bonsai que me disse que em fóruns belgas e holandeses de Bonsai na internet estavam discutindo a "técnica de Van Meer"! Ele me perguntou: você sabe a respeito do que é isso? Naquela época eu ainda não tinha computador pessoal em minha casa, então eu não tinha a menor ideia! Ele imprimiu para eu ler, e só então eu percebi que eles estavam discutindo o meu antigo artigo sobre o tratamento de feridas, e que tinha começado a chamá-lo de "técnica de Van Meer"! Agora, quase 15 anos depois, eu comecei a escrever toda a minha experiência com essa técnica para compartilhá-lo com o mundo, e decidi usar este nome que tinha sido usado por outros por mais de uma década na internet. Portanto, não é que eu acho que é importante que esta técnica tem o meu nome ou qualquer coisa assim. Isso não é realmente o que estou prestes a discorrer!



Então, agora nós podemos realmente começar o show!

Nota: A hora mais segura para executar esta técnica é do início da primavera ao início do verão e mesmo assim apenas em árvores em brotação, bem formadas e com um sistema radicular saudável!

Vamos dizer que esta árvore precisa ser reduzida para que ramo (A) pode se tornar o novo ápice ou copa.

Normalmente, simplesmente cortaríamos a parte superior na linha vermelha, o que nos deixaria com uma grande ferida aberta.

Vista de cima


Essa grande ferida seria escavada um pouco para permitir que a casca possa fechar melhor sobre o grande corte. Finalmente, a ferida seria fechada com pasta selante para evitar secar e também infecções.

A partir de então, manteríamos os dedos cruzados esperando que este grande corte venha a cicatrizar, o que, na realidade, na maioria das vezes não iria acontecer, ou acontecer apenas parcialmente. Isso nos deixa com uma grande e feia cicatriz aberta, com uma feia borda saliente em nossa árvore.

Vista de cima da cicatrização parcial e borda saliente.

Isso ocorre especialmente em espécies como Hawthorns , Faia, Oliveiras e Pinheiros (N.T.: Jabuticabeira, Pitangueira, Caliandra) ! Agora é onde onde a minha técnica vem a calhar!

Vamos dar uma olhada mais de perto nesta seção cortada de um galho de árvore ou tronco. Existe o parte lenhosa interna que é, como o esqueleto de uma árvore. Depois, há a camada viva do cambium muito importante, pois transporta tudo o que uma árvore precisa para se manter viva. E por último, mas não menos importante, a casca exterior que protege a árvore , assim como a nossa pele faz por nós. Para a minha técnica, é importante entender que a camada exterior de uma árvore que cura sobre uma ferida consiste na camada de câmbio e na camada exterior da casca.

Agora - eu sei que não é um pensamento agradável - mas imagine que uma perna ou um braço é amputado em nós seres humanos. Sempre que possível, o cirurgião irá sempre deixar um retalho de pele do membro removido para dobrar sobre a ferida para fechá-la! E isso é exatamente a minha técnica! Fechando feridas em uma árvore com sua própria pele, ou em caso de uma árvore - com a sua própria casca!

Tudo o que precisamos fazer, em teoria , é remover a madeira interna, de modo que ficamos com uma camada viva que consiste em uma fina camada de material lenhoso, o câmbio e a casca exterior para dobrar sobre a ferida! Simples não é?! Assim como ocorre este trabalho na prática?


Voltando ao nosso exemplo anterior da árvore que precisa ter sua parte superior removida. Mas agora, em vez de cortar na linha vermelha, vamos cortá-la na linha verde, deixando casca ou pele o suficiente para dobrar sobre a ferida!

A parte superior é cortada deixando um toco suficiente para trabalhar!

As linhas verdes mostram o quanto da madeira interna precisa ser removida do toco.

Isso deve ser feito sem danificar a muito importante camada do cambium! E, de tal forma, que uma fina camada de madeira interna é deixada além do câmbio e casca! Esta fina camada impede a casca de quebrar ou rasgar quando dobrada! A linha verde representa a importante camada do cambium!

Vista de cima

Podemos usar ferramentas elétricas, diferentes formões ou ambos para remover cuidadosamente a madeira interna. Tudo depende do tamanho do tronco ou ramo que necessita de ser escavada! Qualquer uma que você prefira ou esteja confortável  é suficiente, contanto que você não danifique a importante camada do cambium! Também certifique-se de não remover muito da madeira interna indo muito fundo ou para o interior do toco! A parte inferior de sua ferida deve ser um pouco mais profunda do que a casca ao redor, deixando espaço suficiente para que a casca, um pouco mais grossa, que você vai curvar depois! Quando a casca é dobrada no lugar, ele deve estar alinhada com a casca em torno! Não mais profundo! Ainda que  ligeiramente superior é aceitável!

Vista de cima

A seta vermelha mostra a direção da dobra. Já a seta verde, se possível, é uma boa ideia para remover uma fina camada na parte inferior do material lenhoso mantido, isso vai tornar mais fácil de dobrar e vai encaixar melhor sobre o ferimento! Mas só quando for segura e possível, nós não queremos prejudicar a frágil camada do cambium!

Este anel vertical é o que deve ser deixado depois que a madeira interna é removida. Sabemos por experiência que uma forma redonda, como a casca que preparamos, não pode ser dobrada sem sobreposição e rugas, por isso não se encaixará na cicatriz em forma de círculo! Por isso, precisamos preparar este retalho antes para que possamos dobrá-lo na ferida de forma arredondada!



Com um bisturi, estilete ou uma faca de hobby afiada, fazemos incisões angulares uniformemente espaçadas  e retirando os pedaços em forma de cunha. Agora, podemos começar a dobrar cuidadosamente os pedaços de pele, um por um no lugar. Se ainda houver alguma sobreposição, você simplesmente corta um pouco mais, até que tudo se encaixe! Não se preocupe se há algum espaço deixado entre as seções dobradas de pele, eles vão curar normalmente! No desenho, você pode ver que eu não tento fechar toda a ferida de uma vez, isso é porque eu descobri que na verdade em grandes feridas se torna difícil dobrar a pele no lugar. É mais fácil de fechar 1/2 a 2/3 da ferida! O resto da pequena ferida aberta que é deixado irá cicatrizar muito bem quando a pele dobrada crescer!

Tratando uma grande ferida deixada ao cortar um ramo lateral

Imagine que nós precisamos remover um ramo lateral que está a crescer a partir do tronco. Como antes temos de deixar um toco suficiente para que nós tenhamos casca o suficiente para dobrar sobre a ferida! Então seria próximo da linha vermelha.

O ramo é cortado na linha vermelha.

A seta vermelha indica a pele necessária a ser dobrada sobre o ferimento. A seta verde mostra onde precisa ser dobrada para torná-la alinhado com a linha do tronco!

Note que estamos usando um retalho de pele abaixo da ferida, porque esse é o sentido do fluxo da seiva, das raízes para a parte superior, o que irá aumentar a nossa taxa de sucesso! Em um ramo grande (o que deixa um pedaço de pele maior), é melhor cortar um pedaço da casca em forma de cunha  para que a pele não quebre.

Primeiro, retire a metade superior do tronco (linhas vermelhas). Como antes, nós usamos cuidadosamente ferramentas eléctricas e/ou formões.

Cuidadosamente retire o excesso de madeira interna. Mais uma vez: não vá muito fundo no tronco, e certifique-se de que o seu corte termina nivelado e alinhado com o tronco!

Removendo o último da madeira interno com um cinzel. Certifique-se de deixar um pouco da madeira interna, de modo que a pele deixada não dobre de forma incorreta!

Depois de remover toda a madeira interna, deve parecer como este desenho!

Vista frontal. Agora podemos cuidadosamente dobrar o retalho de pele no lugar e, quando necessário cortá-la para o tamanho com um bisturi ou estilete para que assim que vai se encaixe perfeitamente no corte!

Em corte maiores deixado ao cortar um ramo lateral, vai ser difícil apenas uma aba inferior de pele para fechar toda a ferida, nesse caso, podemos usar a mesma técnica de outras feridas grandes, e utilizar a pele circular em torno da ferida.

Vejamos um exemplo real.

2001: Esta é um Dutch Hawthorn que estou prestes a recolher a partir de uma floresta úmida de dunas perto de casa.

Ele cresceu na areia fina principalmente e, portanto, eu era capaz de tirá-la apenas com as minhas mãos e um par de tesouras!

O Hawthorn coletado em uma bacia no meu jardim.

Ele precisava ser muito mais curto, então eu decidi cortá-la de uma só vez na altura desejada!

Naquela primavera a árvore está cheia de novas brotações, agora eu só precisava selecionar as que seriam úteis para o meu projeto.

Outubro 2005: Aqui estou prestes a cortar o longo  ramo superior de sacrifício que foi deixado para crescer livremente por três temporadas para ganhar mais espessura para o meu futuro ápice!

O ramo sacrifício é cortado, ainda é muito longo para ser meu novo ápice, mas eu queria ter mais novos brotos laterais nele antes de eu cortá-la no comprimento certo!

Maio 2008: O ramo superior agora tinha mais do que suficiente novos ramos pequenos, por isso foi cortado um pouco acima um forte broto lateral, deixando apenas o suficiente de um toco para eu usar minha técnica para fechar a ferida. Nesta foto eu já estou cortando o interior do toco com a ajuda de uma ferramenta elétrica.

A seta vermelha mostra um ponto em que o retalho de pele já tem a espessura desejada. À esquerda da seta, você pode ver o forte broto que será o novo ápice. Esta sessão vai crescer vigorosamente no futuro e vai ajudar a fechar a ferida ainda mais rápido!


A aba de pele é dobrada sobre o corte e é mantida no lugar com a ajuda de um pedaço de rede de drenagem que é presa por um pedaço de arame.

Em seguida, completamente coberto com massa selante para evitar que seque antes que ele tenha a chance de cicatrizar.


A seta vermelha aponta para a ferida. À direita da seta você pode ver o novo ápice e um novo ramo do lado esquerdo. Ambos ajudam a curar a ferida mais fácil e mais rápido! Isto é o que você faz basicamente quando você usa o método "Clip & Grow" (NT: cortar e deixar crescer)! Vamos deixar crescer, cortar para um novo crescimento, deixar um novo broto crescer, cortar de volta para um novo crescimento .... até que a estrutura ramo está lá! Quando bem feito, isso cria uma conicidade perfeita e movimento natural. Eu prefiro uma combinação de aramação, corte e crescimento!

Agosto de 2010: Pouco antes de remover a pasta cicatrizante e a rede.

Sucesso!

As setas vermelhas apontam para a borda da ferida antiga, logo grande parte do corte fechou com sucesso e sem o normal abaulamento, fazendo a transição suave da casca para o corte! A linha verde mostra que toda a ferida cicatrizada tem uma forma arredondada agradável, ao invés do ângulo agudo natural que se obtém quando uma grande cicatriz fica para fechar por conta própria na maneira usual! A ferida não cicatrizou completamente, mas ainda parece muito mais natural do que de outra forma, e a árvore irá fechar esta pequena cicatriz nos próximo anos sem qualquer problema!


Criando novas raízes a partir de um toco

Este próximo exemplo é da primeira vez que eu tentei essa técnica em raízes!

Este é o mais antigo Hawthorn da minha coleção e foi coletado em 1991 no País de Gales (Reino Unido).

As setas vermelhas apontam para o toco de raiz de a 4 centímetros de espessura que foi cortado no local quando a árvore foi coletada. Embora esta raiz feia estivesse situada no lado de trás da árvore, eu ainda queria que parecesse mais natural! Assim, logo que do toco tinham nascido novas raízes laterais um pouco acima do corte, eu decidi que era seguro para começar a trabalhar nele!

Primeiro eu fiz z uma incisão em forma de V na parte superior da casca com um bisturi. Então, cuidadosamente, removi a madeira interna com uma ferramenta elétrica, até que fiquei com um sulco em forma de V. (canto inferior esquerdo)

Então eu cuidadosamente removi, com uma pequena broca, a madeira interior abaixo da casca, até eu fiquei com dois retalhos de pele. (parte inferior central) As setas vermelhas apontam para os retalhos de casca/pele. Depois, dobrei as abas casca/pele sobre a madeira interna preparada e as prendi com dois pinos. Em seguida pasta selante foi aplicada.

Novembro 2012
A prova de que funcionou! O toco raiz velho agora se parece com duas raízes naturais e ninguém vai notar que eles foram feitos à mão! Demora algum tempo, mas vale a pena o esforço e esperar!

Variações da mesma técnica em raízes


Este pequeno Hawthorn foi coletado no País de Gales (Reino Unido) 2006. Após a coleta, vários tocos de raiz precisavam ser trabalhados. As setas vermelhas apontam para os dois pinos vermelhos que eu usei para segurar as abas de pele no lugar no toco de raiz lateral .

O mesmo toco raiz antes do trabalho começar.

As setas vermelhas apontam para onde termina o toquinho. Você pode ver claramente o quão ruim um Hawthorn cura as grandes feridas! Ele incha e nunca fecha completamente! O próprio toco de raiz é muito longo e tem conicidade invertida, por isso precisa de alguma ajuda para se tornar apresentável, especialmente porque está à vista e é importante para a estabilidade e para toda a imagem desta pequena árvore!

O toco raiz encurtado para o comprimento desejado.

Uma incisão em forma de V e, em seguida, foi efetuada a remoção madeira interna por debaixo da casca, como no exemplo anterior!

Em seguida, a primeira aba de pele foi dobrada no lugar e fixado com um dos agora famosos pinos.

Ambos os retalhos de pele no lugar e protegidos com os pinos. Toda a ferida foi coberta com pasta cicatrizante.

E outra variação técnica raiz do mesmo Hawthorn


A seta verde aponta nos pinos que usamos na raiz lateral que discutimos anteriormente. A seta vermelha aponta a raiz que está situado na parte de trás da árvore, mas é muito longa, muito espessa e não tem nenhuma conicidade.

Este é um desenho que mostra como eu quero essa raiz se pareça no futuro, cônico de todos os lados antes de desaparecer sob a superfície do solo.


Fiz uma incisão em forma de V e retirei um quarto da madeira interna.

Então eu dobrei a casca/pele para baixo e as segurei no lugar que com pequenos pregos. Em seguida, toda a ferida foi coberta com pasta cicatrizante.
Então, toda a área de corte foi coberta com terra. Espero que da área ferida vá sair algumas novas raízes! Se não, bem, então eu fico feliz com uma bom raiz afilada como ela ficou. Veremos!


Assim, nós chegamos até o fim deste pequeno artigo, espero que seja compreensível e que todos tentem esta técnica simples em uma de suas próprias árvores no futuro! Não há garantia de que vai funcionar sempre. Mas, mesmo assim , tudo o que pode acontecer é que você vai ficar com a mesma ferida que você teria se você não tivesse usado a minha técnica! Então, experimente-a e compartilhe sua experiência com o resto da comunidade Bonsai! E não tenha medo de experimentar, desde que seja feito com respeito para o material que usamos para nos expressar - as árvores! Afinal, a nossa arte é feita de seres vivos e eles são indefesos e precisam de nós para se manterem saudáveis e felizes!

A próxima coisa para eu tentar com esta técnica, é substituir ou mudar ramos inteiros ou raízes de uma árvore! Vou mantê-lo todos atualizados sobre minhas progressões !

E por último mas não menos importante: eu não me importo com o nome que você vai usar para o minha pequena técnica, desde que você experimente-a!

Sucesso e "keep them small",

Hans van Meer.


3 comentários:

  1. Técnica fantástica. Usei em um dos meus bonsai e gostei da aparência final, agora vou esperar a cicatrização.

    ResponderExcluir