segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Jabuticaba - I

Gosto muito da jabuticaba como espécie para bonsai, mas ainda estou aprendendo sobre, pois alguns comportamentos ainda preciso desvendar. Acho a jabuticaba uma espécie muito adequada para bonsai, pois tem uma boa ramificação, folhas pequenas, um tronco muito bonito, além de ser muito exótica com sua floração e frutificação no tronco. De negativo tem o seu crescimento lento, frutificação demorada e cicatrização ruim, quando por vezes fica a cicatriz lá...

No entanto ainda encontro dificuldades em entender porque algumas vezes estaciona no crescimento e porque algumas vezes tem uma brotação falha após a desfolha. Também sei que existem diferentes sub-espécies de jabuticaba (híbrida, sabará, café, preta, etc...), e que tenho de duas sub-espécies diferentes, verificado pelo tamanho da folha.

Um exemplo de jabuticaba que tenho trabalhado é este, iniciado em janeiro de 2012:

Como ela era quando chegou à minha coleção, estava abandonada em um canto, aguardando uma ideia boa para aplicar

Após a desfolha parcial, poda de alguns galhos, aramagem e mudança de inclinação ficou assim.

Como ficou a distribuição dos galhos.

Depois da remoção dos arames na primavera de 2012, foi para o escorredor e mamadeira, para crescer e engrossar os galhos. No entanto, após um ano, cresceu muito pouco e a maioria dos galhos ficaram finos e compridos, com folhas apenas nas pontas.

Este ano resolvi podar todos os galhos finos, para tentar forçar brotações mais internas nos galhos e proporcionar que os galhos vão afinando a medida que avançam para as pontas. Também, aproveitei para tracionar e reposicionar alguns galhos.

A copa estava posicionada para trás, assim forcei uma primeira mudança puxando mais para frente, usando uma barra de ferro de construção como guia. Ainda não está na posição correta, mas não quis forçar mais com medo de rachar, mas ano que vem puxo mais um pouco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário